terça-feira, 10 de dezembro de 2013

No dia 09 de junho de 2013, o 1º período de licenciatura em historia da UPE Campus Garanhuns-PE, realizou uma atividade de campo para a disciplina de Pré-História , juntamente com o Profº. Josualdo de menezes silva. O campo foi na cidade de Iati-PE, onde visitamos o Sítio Arqueológico da Pedra do Boi Branco, para observar e realizar leituras de imagens das inscrições rupestres deste local fazendo uma comparação com um texto de Alice Aguiar (Gravuras rupestres em Iati, Pernambuco), visto na sala de aula.
No referido Sítio as margens de um riacho seco na maior parte do ano, foi possível constatar registros rupestres em formas geométricas, abstratas, pinturas com tinta vermelha dentro dos desenhos gravados, uma mão  que pode ser de um homem gravada na rocha, e algumas se assemelham ao sistema solar. Esses registros nas pedras mostram que esse lugar serviu de habitat para homens que viveram há aproximadamente 6 mil anos atrás.
É bem verdade que por se tratar de registros rupestres de grande importância para história do local, se faz urgente, e necessário, um movimento de preservação, pois lá encontra-se totalmente desprezado e danificado pela ação ambiental e humana. Caso contrário todos esses registros irão desaparecer.
Precisa-se cuidar do local e preservá-lo, afinal estamos tratando de patrimônio histórico e cultural da humanidade que revela um pouco da vida dos nossos antepassados.

Ana Danielle Ferreira Metódio
2º período de Historia
r� r < p �b H a 'font-size:16.0pt;line-height:115%'> 

Nenhum comentário:

Postar um comentário